Menu

domingo, 24 de julho de 2016

MS Money

Microsoft Money
 Já faz um tempo que venho procurando um jeito ideal para acompanhar minhas finanças. Encontrar um bom gerenciador financeiro é uma tarefa árdua.

A minha primeira experiência foi com o YNAB, vi a indicação no blog do Viver de Dividendos. Não gostei da interface, nem da "ideologia", ainda que seja um excelente programa cheio de bons reviews não serviu pra mim. Depois parti pra um aplicativo de iPhone, achei um lixo, queria algo mais versátil e a maioria não serve para acompanhar investimentos.

Desde então eu vinha usando o Excel, meu velho de guerra. Fiz uma planilha minha para controlar os gastos e para investimentos utilizava a planilha do nosso amigo AdP.




Com certeza existem alguns muito bons, mas eu não estava disposto a pagar por nenhum principalmente porque o Excel já me servia bem. Até que um dia estava vendo uns tutoriais bem antigos no Youtube quando finalmente encontrei o programa ideal para acompanhar minhas finanças: Microsoft Money.

Eu já havia ouvido falar dele, antigamente era mais popular do que agora. Ele era pago, e bem caro pra falar a verdade. Até que a MS resolveu descontinuar o programa em 2010, e como não vazia mais sentido manter a validação online eles disponibilizaram uma última atualização gratuita batizada de Microsoft Money Plus Sunset. Disponível em duas versões Deluxe e Home and Business, está última tem uma parte a mais para quem gere um pequeno negócio, caso você não tenha negócio é melhor escolher a Deluxe e se futuramente abrir algo é bem fácil mudar a versão.

A única coisa que alguns podem achar ruim é o software ser apenas em Inglês. Disseram também que ele não funciona no Windows 10 x64, que é exatamente o sistema operacional que eu uso e até agora não tive nenhum problema.

No mais, ele é excelente pra quem quer manter um detalhado controle de receitas/despesas. Principalmente por ser fácil importar os relatórios dos bancos, já que antigamente todos tinham suporte ao MS Money.

Instalação



Para baixar basta fazer o download no site da Microsoft.

A instalação é bem simples, fiz um passo a passo pra caso alguém tenha dúvidas.
Se achar melhor, clique na imagem para ampliá-la.

1) Abra o arquivo baixado;


2) Aperte next;

3) Escolha a pasta onde vai ficar o arquivo que contém todas as informações que você adicionará ao Money. Uma idéia legal é colocar na pasta do OneDrive, assim ele fica na nuvem e se der problema no pc seus dados estarão salvos automaticamente;
4) Aperte next;


5) A primeira opção não está habilitada, visto que o Money deixou de ser um programa online, por isso não da pra usar a conta do msn pra acessar, mas você ainda pode criar uma senha offline usando a segunda opção. Eu acho besteira, já tenho senha no PC e sempre que saio de perto dele faço Logoff apertando as teclas na velocidade da luz (Win + L);


6) Aperte "Skip Account Setup", e a instalação estará concluída.

Página Inicial do Microsoft Money
Adicionando Contas ao Microsoft Money

1) Clique em "Account List";


2) Clique em "Add a new account";


3) Escolha o tipo de conta desejado, contas correntes são Checking e contas poupança são Savings;
4) Coloque o nome da conta desejado e conclua o processo.

Importando Dados

A minha conta digital é do Banco Bradesco, mas imagino que outros bancos tenham processos semelhantes:
1) Entre no site;
2) Vá em Saldos e Extratos;
3) Extrato Mensal / Por Período. Escolha o prazo desejado, no Bradesco o máximo são 60 meses, Aperte "Buscar";
4) Clique em Salvar como Arquivo (ícone vermelho do disquete exemplificado acima);
5) Escolha o arquivo OFX (Money 2000 em diante);
6) Abra o Money, vá em File, Import..., Downloaded Statement...;
7) Escolha a conta desejada e conclua o processo.

O post termina por aqui, eu ainda estou aprendendo sobre o MS Money, mas se tiverem alguma dúvida fiquem à vontade para colocar nos comentários e eu me esforçarei para ajudar.

Valeu,
Bons ganhos e um grande abraçoo!

13 comentários:

  1. uso o MSMoney há uns 15 anos

    ele eh excelente e supre (quase) todas as minhas necessidades. Pras poucas coisas que nao consegui fazer nele, uso um arquivozinho excel.

    recomendado

    ResponderExcluir
  2. Olá Burguês, pelo que entendi ele é um programa apenas para controle de gastos e despesas, e para organizar informações das contas corrente e etc, correto? Dessa forma não vejo muita necessidade pra mim.

    Eu precisava de um para controlar meus investimentos, fazer uma pizza, mostrar porcentagens, aportes, dividendos, etc...

    De qualquer forma, boa postagem!

    ResponderExcluir
  3. Caracas, eu uso ele tb faz uns 10 anos.... O foda é que o meu é o 99... Não consigo migrar os dados para uma versão mais atual e isto me dá uma tristeza muito grande..... Eu controlo tudo, inclusive meus investimentos. O bom que dá para vc criar várias contas e ai vc divide sua conta pessoa, e a conta da sua casa, que vc racha com a patroa......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como migrar pro novo? Que estranho cara, eu acho que da pra exportar e importar, não da?

      Excluir
    2. Não dá BI. Já tentei de várias formas. Vou salvar os relatórios em pdf para consultas futuras, e começar do 0.......

      Excluir
    3. Faz um backup do arquivo, e restaura ele no seu sistema, eu consegui migrar do 97 para o plus dessa forma.

      Excluir
  4. Usei muito o Money antes do Ynab inclusive só fui pro Ynab depois que meu Money parou de funcionar devido a uma atualização do Windows como o programa foi descontinuado pela Microsoft não tinha mais suporte.

    O Money é uma das poucas coisas que a Microsoft criou que posso colocar na categoria de excelente. Impressionante como eles mantêm um monte de aplicativo lixo funcionando e não continuaram o Money que pra mim é o melhor programa de finanças já criado (quando não buga depois de atualizado)

    ResponderExcluir
  5. Beleza Burguês? Baseado nas postagens de cidades pequenas do Pobretão e do Roger da Cidadezinha montei um blog contando sobre minha batalha pra sair de SP e ir pra uma cidade pequena. Tem umas dicas de como fazer

    http://www.ahparao.com.br/

    Ass: Antidireito.

    ResponderExcluir
  6. Olá BI!
    Eu já tentei usar estes softwares (nao este em questão), mas ao final achei muito complicado.

    Acabei fazendo um controle bem simples no Excel com 3 colunas mesmo: Saldo conta corrente. Saldo conta poupança. Observações.

    Toda vez que eu gasto, coloco os novos valores e detalho o gasto.

    Criei ao lado direito as colunas com os Gastos fixos do mês e recebimentos previstos no mês. Paguei ou recebi, marco em verde.

    E mês a mês só copio e colo, mudando o nome do mês no título.

    Pra mim foi mais facil assim hehe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parece uma boa ideia. Até agora, tenho feito meu controle de ganhos x gastos em planilha (Google Spreadsheets) e até que não tenho me saído mal, vou baixar e ver se consigo insights melhores para minha rotina financeira.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    Conheci seu blog agora, mas uso há muitos anos o MS Money. Tive as versões pagas em inglês, usei também em português e depois de um certo Windows, migrei para o Sunset DeLuxe. Tive um problema agora há poucas semanas: ao abrir o arquivo, ele simplesmente fecha em seguida. Como estava com outras coisas para fazer, deixei de lado (complicado, pois confio certas tarefas ao Money) e só retomei o assunto no último fds. Num outro computador, notebook, baixei novo arquivo, "comecei" um novo file, com três contas (duas c/c e um cartão de crédito), uma semana de lançamentos: sem problemas, saí e reentrei no programa, etc. Então, pela rede wifi, tentei no novo notebook, abrir o antigo arquivo, e ocorreu a mesma coisa: o programa fecha automaticamente. Fiquei com a impressão que o arquivo está muito grande: pode ser? Alguma dica para eu tentar salvar meus dados anteriores (quase 15 anos de informações, muitas contas já fechadas). Grato, Guilherme, gcbr@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Consegui restaurar uma versão gravada três dias antes do crash. Ainda não examinei todos os detalhes, mas parece que a maior parte foi preservada. Como recuperei a versão de 12/2/17 e a que dava problema era de 15/2/17, vou iniciar outro arquivo, provavelmente em 31/12/16, com os saldos inciais iguais aos do arquivo anterior. De agora em diante, verificarei também o tamanho do arquivo para não ficar muito grande.

    ResponderExcluir