Menu

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Introdução aos Nootrópicos

 
Muito se discute sobre saúde e exercícios mas o mais comum é que o órgão mais primordial no assunto seja deixado de lado: o cérebro.

Desde os anos 50 a neurociência vem fazendo descobertas incríveis que podemos utilizar para melhorar nossa memória, foco, alerta, ou outras atividades cognitivas cerebrais. Essas descobertas levaram ao nascimento de uma classe de substancias conhecida como nootrópicos, que podem ser explicados como uma família de "drogas inteligentes", mais precisamente são compostos naturais ou artificialmente sintetizados que podem otimizar as habilidades cognitivas cerebrais.

Embora o termo seja algo novo, muitas das mais antigas culturas conhecidas usavam estas substancias, sendo que algumas das ervas que compõe esta família eram usadas desde 5000 A.C. Uma das mais utilizadas e presente em quase todas as culturas do mundo é o café, que vem sendo utilizada em forma de chá desde 1500 A.C.

Os nootrópicos são sem dúvidas uma poderosa arma para todos aqueles que querem melhorar a eficiência de seus treinos, trabalhos ou estudos.

Benefícios Cognitivos dos Nootrópicos
  • Memória: Alguns nootrópicos podem ajudar a manter a saúde da memória, normalmente eles atuam no curto prazo, mas possuem efeitos no longo prazo também, combatendo doenças como Alzheimer ou Parkinson.
  • Foco: Se você já tomou café sabe exatamente que efeito esperar das substancias que melhoram o foco e a atenção. Os nootrópicos que estimulam estes efeitos provocam um estimulo de alerta, mas ao mesmo tempo mantém a mente limpa atuando de forma clara. A cafeína é uma das mais potentes e reconhecidas.
  • Otimizador de Humor: Alguns nootrópicos reduzem a ansiedade e melhoram o humor, por consequência costumam melhorar a autoestima também. Muitas pesquisas mostram que estes efeitos ajudam o cérebro a performar melhor em testes cognitivos.
  • Anti-Fadiga: Atuando como bloqueadores de certos receptores ou promovendo uma síntese energética mais eficiente, alguns compostos estimulam o cérebro e o corpo a trabalharem por mais tempo e mais eficiente.
  • Raciocínio e Criatividade: Algumas poucas substancias da família dos nootrópicos mostraram uma substancial melhora em testes de raciocínios e criatividade. No entanto, estes não são efeitos muito comuns.

Embora pareçam pesados e perigosos, boa parte deles já foram ingeridos por vocês em algum momento durante a vida, e é provável que alguns até façam parte da dieta de muitos leitores. Esse foi um post introdutivo, nos próximos escreverei sobre os nomes das substâncias, onde comprar e quais as regras para se utilizar.

Bons ganhos e um grande abraçoo!

6 comentários:

  1. Sou contra esteróides mas vou tomar HGH quando tiver 50 anos. Quero qualidade de vida, não quero definhar.
    Mesma coisa estas drogas ai, se forem seguras (como café) tomo sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sobre modulação hormonal, HGH só vai fudar você, caso queira algo mais leve e barato tem o Hcg.
      Leio seu blog, mas tem muitos post e pouco tempo, abraço!
      Jota

      Excluir
  2. Bom tema, te muita coisa e é pouco abordado.
    Mas tem que ver a tolerancia da pessoas, hoje pra mim é melhor tomar vitaminas, pois hoje é dificil nos alimentarmos corretamente, nem tomar sol eu tomo, afeta bastante meu humor, quando consigo tomar sol.
    Abraço
    Jota

    ResponderExcluir
  3. Burguês,

    Nossa nunca tinha ouvido falar disso .. vou pesquisar no google ...

    ResponderExcluir
  4. ritalina, adderall e coisas do gênero?

    ResponderExcluir
  5. Olá BI,

    Para os que são da TI, café é praticamente um dos meios de trabalho rs

    Abraço

    ResponderExcluir