Menu

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A moto do Burguês Inglório


Esse ano tem sido muito diferente de todos os outros para mim. O ano em que entrei no mercado, tanto de trabalho quanto financeiro. Desde o meu primeiro pequeno salário recebido, destinei uma parcela para a compra de ativos. Passei horas aprendendo sobre investimentos, lendo blogs dos mestres, pesquisando, acompanhando notícias, assistindo documentários e filmes incríveis.

A minha melhor compra em 2015 foi uma scooter, a região em que eu moro fica relativamente distante de transportes públicos e os poucos que tem são relativamente caros e demorados, como precisei de um veiculo para executar minhas tarefas diárias acabei escolhendo uma Honda Lead, que me fez economizar milhares de reais.

Eu trabalho e estudo, e o trajeto que percorro entre casa-trabalho-faculdade é de 100km/dia. Isso parece pouco mas ao final do mês isso se torna um valor muito alto, vamos aos números:

Volkswagen UP:

Preço: 32.000,00
Consumo: 11.2 Km/l; 8.9l por dia; 200l por mês = 640,00 reais em gasolina
Seguro: 1.200,00 reais
IPVA: 4%; 1.280,00 reais
DPVAT: 105,00 reais
Estacionamento: 250,00(trabalho) e 150,00(faculdade), não tem como estacionar na rua nesses lugares, consequentemente 400,00 reais mês.

Gasto Anual: eu gastaria nesse primeiro ano R$47.065,00 para pagar o carro, e nos anos seguintes com o carro quitado o valor seria de R$15.065,00. Fora gastos de manutenção.
Isso é muita grana para ser gasta somente com transporte, sempre que eu paro para refletir sobre isso fico paralisado com a quantidade de grana que os brasileiros torram para manter seu automóvel.

Honda Lead:

Preço: 6.300,00
Consumo: 42 Km/l; 2.38 por dia; 52l por mês = 170,00 reais em gasolina
Seguro: 1.050,00 reais
IPVA: 2.5%; 157,50 reais
DPVAT: 292,00 reais
Estacionamento: --

Gasto Anual:  R$9.839,50 no primeiro ano, já nos demais anos com a moto paga o valor cairia para R$ 3.539,00.

Em dois anos a diferença equivale a uma quantia de R$48.750,00; dinheiro que será aportado! Certamente existem outros pontos importantes que devem ser levados em conta, como a segurança e o tempo no trânsito.

O trajeto de carro teria uma duração aproximada de 270 minutos(já cronometrei) e de transporte público seria mais tempo ainda, enquanto de moto o tempo aproximado é de 145 minutos. Isso significa aproximadamente:
2 horas ao dia;
45,8 horas ao mês(2.9 dias);
550 horas ao ano(34 dias!).
Isso é realmente muita diferença! 1 mês de vida salvo por uma decisão bem calculada.

 É engraçado como depois que começamos a investir passamos a ver o mundo de outra forma, cada segundo tem o seu valor, cada decisão pode mudar completamente nosso futuro. Cada vez mais acredito que todas as pessoas deveriam ter uma experiência no mercado financeiro.

O resto é com vocês,
Bons ganhos e um grande abraço!

9 comentários:

  1. O problema são os dias de chuva...

    ResponderExcluir
  2. Eu já pesquisei muito para tirar carteira e comprar uma scooter, mas com o trânsito que nós temos, eu resolvi desistir. Muito arriscado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa questão eu concordo com Micro Nerd, também pensei em comprar uma scooter para ir para o trabalho, mas na cidade onde moro, uma cidade de interior, os motoristas não respeitam o transito, e o cara da moto é que se sempre se ferra em acidentes.

      Excluir
  3. A moto foi uma mão na roda no meu primeiro emprego, eu rodava um pouco mais que você, cerca de 150km por dia, na época comprei uma moto 250cc, fazer 150 km de Lead não ia rolar, eu pegava estrada com velocidade máxima de 120 km.
    Eu sempre tenho uma moto em casa e muitas vezes utilizo para ir trabalhar, somente quando o tempo não está bom eu opto por enfrentar o transporte público.
    Parabéns pela iniciativa de montar o blog, o meu ajudou bastante na organização dos meus investimentos!

    ResponderExcluir
  4. Eu ando de moto independente do tempo, já enfrentei verdadeiros temporais e alamentos. É desconfortável, mas com a cidade travada em dias de chuva, com a moto chego rapidamente.Usando a capa não me molho em nada e fica tudo guardado no bagagito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éé Anon!
      A moto quebra um galho imenso!
      hahaha até imagino os perrengues que você já deve ter passado, passei por uns pesadíssimos também!

      Grande abraçoo!

      Excluir
  5. Bicho, deixa eu te fazer uma pergunta.
    Eu uso um feed pra acompanhar os blogs q gosto (o site chama The Old Reader) e o seu blog está incluso.

    Acontece que eu tô recebendo esses posts antigos seus como se fossem novo. Vc fez algum tipo de atualização/correção neste post pra eu receber ele de novo?

    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon!

      Po cara, peço desculpas, mas na verdade eu tenho feito sim!
      ultimamente tenho revisto uns posts que fiz, apagado outros ou apenas atualizado.
      Eu ainda deixei anotado algumas ultimas atualizações que tenho pra fazer, como por exemplo o titulo desse post ou uma nova forma de visualização para as dicas de economia do: a onça grita e os peixes cantam...
      Espero que eles não se tornem um importuno pra você!
      No mais, obrigado por seguir o blog!

      Bons ganhos e um grande abraço!

      Excluir
    2. Incômodo nenhum, amigo.
      Só queria entender mesmo o que estava acontecendo.
      Tudo que for feito para melhorar é válido.
      Abraço!

      Excluir