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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O Treino do Prisioneiro


Em 1974 um Homem chamado Charles Bronson foi preso ao tentar roubar jóias no valor de 7 libras (atualmente seriam 64 libras/270 reais). Sua sentença inicial foi de 7 anos, podendo sair em 4 caso mostrasse bom comportamento. Não aconteceu. Hoje ele já possui mais de 40 anos de experiência atrás das grades que incluem feitos históricos e habilidades sobre-humanas.

Leitor assíduo do blog do Burguês since 1973 ele sabia que era importante treinar para manter sua joviedade e masculinidade intacta. De leitor para professor, hoje é ele quem nos ensina. O Homem escreveu um livro chamado Solitary Fitness, trata-se de um programa de treino que ele criou que pode ser executado em qualquer lugar, sem qualquer custo. Feito especialmente para quem não tem acesso a comidas nutricionais caras, roupas para prática esportiva, suplementos de ponta, anabolizantes, uma academia descente ou mesmo a liberdade, percebem como a vida de um aportador ferrenho se parece com a de um preso? Seja qual for o seu biotipo ou a sua genética, ao se dedicar você tonificará seu abdômen, desenvolverá braços grandes e poderosos, e de quebra construirá um físico vigoroso capaz de se manter em forma para todo o sempre sem sequer ter que gastar nada.

Com tal rotina de treinamento o homem clama ser capaz de fazer 172 flexões em 60 segundos, levantar uma mesa redonda de jantar sozinho, entortar as vigas de aço da cela com as próprias mãos e cair de 9 metros de altura sem sofre lesão alguma. Não suficiente ele detém diversos recordes fitness, incluindo 1.727 flexões dentro de uma hora.

OS OITO MAIS IMPORTANTES EXERCÍCIOS BÁSICOS:
1. Hand Stand Push Up (Flexão de parada de mão)
2. Push Up (Flexão)
3. Sit Up/Crunches (Abdominal)
4. Squat (Agachamento)
5. Squat Thrust
6. Burpees
7. Star Jump (Salto estrela)
8. Step-ups

Caso entenda inglês você pode conferir o livro dele clicando aqui. Ele indica que comece fazendo 10 de cada um dos exercícios por dia e aumente um por dia, exceto a flexão de parada de mão, ela é mais complicada e você pode se machucar se não estiver acostumado, então no caso dela tente fazer uma ou duas e ir aumentando gradativamente. Tente alcançar a meta de fazer 7 séries de 10 repetições de cada um dos exercícios básicos com intervalos de 30 segundas.

Por exemplo:
10 flexões, 30 segundos de descanso, mais 10 flexões, mais 30 segundos de descanso... E assim vai, até realizar 7 de 10. Esforcem-se para ter uma contração de qualidade, concentrando o pensamento nos músculos.

A finalidade maior do artigo não é mostrar nenhum método milagroso para ficar gigante ou imortal como o Charles aparenta ser, mas sim mostrar como é possível treinar e ter um corpo legal de qualquer lugar do mundo. Pois se um preso sem pesos, suplementos, academia ou mesmo comida descente conseguiu, qual desculpa você vai dar pra si mesmo?

Eu tenho um treino básico que faço quando viajo, vou em praças públicas, praia, ou até mesmo em casa quando a academia está fechada. Ele é bem simples e efetivo:

1) Faço o maior número possível de flexões e aí, SEM DESCANSO passo para o item 2;
 
2) Faço o maior número possível de barra fixa com pegada aberta e aí, SEM DESCANSO passo para o item 3;
 
3) Faço o maior número possível de agachamentos livre;
4) SEM DESCANSO volto para o item 1 e repito mais 3 vezes. Completando um total de 4 séries de cada exercício.
Se você não faz nada, este treino vai te ajudar muito. É incrível nossa capacidade de melhorar e nos adaptar. Lembro quando eu comecei a fazê-lo, eu aguentava 6 repetições apenas de barra fixa, sendo que algumas saiam bem mal feitas. Hoje executo mais de 20 por série e minhas costas. Às vezes atinjo 100 barras. Tudo bem que não sou nenhum Charles Bronson, mas venho melhorando. Se você aí, caro aportador, que está sem dinheiro para nada, pois vem investindo pesado, gostaria de começar a treinar, esse é o seu momento. Comece com os 3 exercícios básicos acima. Confie no treino e em você. Dentro de 6 meses você terá um resultado surpreendente.

Bons ganhos e um grande abraçoo!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Acidentes de Moto


Eu já escrevi dois posts sobre a minha scooter, um deles falava sobre o motivo de compra e a comparação que eu fiz frente aos outros meios de transporte. O outro foi um feedback sobre a minha opinião depois de pouco mais de um ano. Nos dois, os comentários sobre acidentes eram onipresentes. Percebo que todo mundo tem uma visão de que moto é sinônimo de acidente.

É uma preocupação justificada, e eu também a tenho, mas a verdade é que não é tão comum assim acontecerem acidentes. Antes mesmo de comprar a moto eu fui atrás dos dados. Vamos fazer uma conta rápida.

Como já disse anteriormente eu sou da capital de São Paulo.
Aqui temos uma frota de 1.04 milhões de motos. O número de acidentes graves em 2014  foi de 1.249, como podem observar no gráfico abaixo:



Logo a chance de um motociclista ao acaso sofrer acidente é de:
1.249/1.040.000=0,00120096153 que equivale a 0,12%.

Contudo, 74% das ocorrências são causadas por despreparo e erros do condutor. Sendo que destes, 51% foram causados por automóveis e 49% por motociclistas.

74%*49%=36.26% é culpa do despreparo do próprio motociclista

Ou seja se você estudar, assistir videoaulas no YouTube, ou fizer algum curso de preparamento. Poderá reduzir drasticamente as chances de acidente. Que cairão para cerca de 0.076%.
É um número muito baixo, ainda mais para quem vai apenas para o trabalho e volta.

Basta fazer cada um fazer a sua parte, realizando as revisões e manutenções preventivas. Não correndo na chuva, não fazendo ultrapassagens perigosas, e não furando o farol vermelho.

Se fizer isso, a chance de você sofrer um acidente seguindo a minha lógica é ficará abaixo de 0.076%, dificilmente alguém vai se machucar. Por outro lado. O seus investimentos e o seu futuro agradecem. O meu ponto é mostrar que essa percepção de que moto significa morte não tem embasamento nenhum, é mera crença popular. Da pra andar numa boa sem morrer ou se acidentar gravemente sim!

A Ambev usa muito as motos para fazer entregas em tudo quanto é lugar. Por isso ela também tomou algumas medidas para diminuir os acidentes. Se quiser dar uma olhada clique aqui. O número de acidentes com funcionários da Ambev caiu 70% de 2010 a maio deste ano. 

Se vale a pena arriscar andar moto ou optar por um carro e gastar cinco vezes o valor sem reduzir em cinco vezes o risco de acidente, aí é com vocês. Tem que por tudo na balança, e já sabem a minha opinião. Qual é a de vocês?

Bons ganhos e um grande abraçoo!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Postura


Olá meus caros!

Trago à vocês um artigo diferenciado hoje. Considero muito importante e vejo que é bem negligenciado. A POSTURA. Ela é diretamente ligada a autoconfiança, beleza, testosterona e poder. Além disso, uma boa postura evita uma série de problemas que com certeza apareceram se você não ficar esperto, como dores nas costas e no pescoço e talvez até mesmo dificuldades de respiração.

Quando eu comecei a treinar musculação, achei que minha postura iria se arrumar naturalmente. Ela melhorou muito, indiscutivelmente, mas ainda não ficou boa. Foi ai que comecei minhas pesquisas.

1) A primeira dica que eu dou é TREINE COSTAS com esmero. Eu sempre treinei costas, mas talvez não com a mesma eficiência e dedicação que dava ao peitoral, aos ombros e braços, e o resultado foi que os ombros puxaram o meu corpo pra frente ficando com aqueles ombros caídos. Não tanto quanto um nerd que passa o dia no computador sem treinar, mas o suficiente para ficar feio. Então treinar costas é o primeiro passo para arrumar. E digo das costas inteiras, desde a lombar, passando pelas dorsais até o trapézio. MAIS MASSA = MELHOR POSTURA. Lembre-se disso. Ainda falando sobre isso, deixo uma indicação de exercício bom para ser feito. O Face Pull. Ele treina os manguitos evitando lesões e arruma a sua postura de um jeito inacreditável, o engraçado é que nunca vi nenhum instrutor no mundo passar ele. Da pra fazer com cabos na academia, ou até com faixas em casa. Eu faço os dois.

2) Exercícios simples e eficazes diários. Durante 30 dias eu fiz os exercícios do vídeo abaixo e tive resultados espetaculares.


3) Este é a dica mais importante que trago pra vocês. Encontrei lendo o Art of Manliness, é um dos meus blogs prediletos e sempre traduzo coisas de lá. Trata-se do TREINAMENTO DE POSTURA do exército norte-americano da Segunda Guerra Mundial.



Princípios do treinamento
É preciso entender que cada um tem uma genética diferente e a postura também reflete isso, mas que todos podem possuir uma postura melhor se entender

a) As características de uma boa postura: cabeça balanceada e ereta, peitoral alto sem tensão, abdômen reto/liso, ombros para trás e relaxados, lombar levemente curvada, joelhos retos mas não contraídos.

b) Treinando para uma boa postura: basta seguir os exercícios que estarão no texto mais a frente e você ficara com uma postura foda. O ideal é fazer todo dia, mas eu fiz apenas 2x por semana, durante 4 semanas, e tive bons resultados, adicionalmente fiz TODOS os dias os exercícios do video do item 2) que está lá em cima.

c) Motivando boa postura: independente de quanto exercícios você fizer, você somente assumira uma boa postura se quiser, é por isso que a parte motivacional é tão importante. No exercito os instrutores tem são instruídos a "vender" que a boa postura é algo bom para os homens. É importante também colocar lembretes visuais para lembrar. Eu imprimi 4 vezes a imagem abaixo e coloquei em lugares onde eu passava bastante na minha casa e isso ajudou muito, se puder faça o mesmo.


Exercícios
Todos os exercícios devem ser feitos em apenas 2 passos conforme mostram as figuras. Devem também ser feitos em velocidade normal/lenta, nada de fazer super rápido. Repita cada um 15 vezes de forma continua, isto é sem descansos.

EXERCÍCIO 1
 EXERCÍCIO 2
 EXERCÍCIO 3
 EXERCÍCIO 4
 EXERCÍCIO 5
 EXERCÍCIO 6
 EXERCÍCIO 7
 EXERCÍCIO 8
 EXERCÍCIO 9
 EXERCÍCIO 10

4) Colete/Corretor Postural

Por último, mas não menos importante, trago a dica do colete postural que me ajudou muito. No começo ele me deixava com uma dor nas costas e nas axilas, mas ai me acostumei. Em casa estou quase sempre com ele. Além disso sempre vou com ele em festas e no trabalho escondido em baixo dos meus casacos. Fico com uma postura foda. Só não indico que use enquanto dirige. É barato e fácil encontrar modelos na internet, tem uns que são bem completos, o meu é bem simples, só gostaria de reiterar que ele NÃO SUBSTITUI os exercícios.

Obs: não vou falar sobre RPG, pois desconheço o tratamento e as sessões possuem preços proibitivos para nós aportadores. Acredito que com as dicas acima você já consiga ser capaz de atingir o nível máximo de excelência postural.

Bom meus caros, o post termina por aqui!
Peço que não deixem de dar um feedback se conseguirem bons resultados, ou trazerem boas dicas também!
Bons ganhos e um grande abraçoo!