Menu

terça-feira, 19 de julho de 2016

A Pele do Burguês

Pele do Burguês

Quando pequeno eu era um garoto bonito: cabelo liso, loirinho, olhos castanhos. Dentes perfeitos que dentista algum seria capaz de colocar defeitos. Tudo isso mudou com o passar dos anos. Meu cabelo foi escurecendo. Minha pele ficou oleosa. Lembro como se fosse ontem da minha primeira espinha aos 13 anos de idade, daí pra frente elas foram surgindo de uma em uma, até completarem cada canto do meu rosto. Aos 19 anos, meus dentes se separaram sem desalinhar a mordida, de modo que meu dentista disse que eu teria de aceitá-los separados como o do Arnold Schwarzenegger, pois a arcada ainda estava certa e não era certo mexer na mordida que estava correta. O mundo conspirava para me enfeiar.

Nem todos os meus problemas de aparência foram sanados, mas o da pele com certeza foi. Este era pra ser meu maior problema, hoje é um dos meus mais positivos pontos, por isso trago para vocês a rotina que desenvolvi para recuperar minha pele e torná-la um dos meus maiores orgulhos que vem resistindo brutalmente à implacável ação do tempo, da gravidade e do estresse.

Produtos:



Necessaire do Burguês
Foto real da necessaire do Burguês
Básico 
- dia a dia:
Shampoo Lavanda bebê - Granado
Sabonete Líquido de Glicerina bebê - Granado
- viagens:
Shampoo 50ml - Granado
Condicionador 50ml - Granado
Sabonete Líquido 50ml - Granado

Aparadores
AT940 - Philips
Gillete Remington MS3 2700
Creme de barbear - Nivea (descontinuado)
Bálsamo Pós-Barba Sensitive - Nivea

Óleo de coco - Copra, mas pode ser outra

Proteção
Minesol Oil Control FPS 30 ou 70 - Roc
Spray 50 FPS (Spray) - Neutrogena

Limpeza e Manutenção
Esfoliante Deep Clean - Neutrogena
Tônico Sem Álcool - Neutrogena
Creme Hidratante Oil-Free Gel - Neutrogena

Óleo de coco - Copra, mas pode ser outra
Mascará de Gel - Mercur

Recuperação e Otimização
Vitanol-A (0,025%, 0,05% ou 0,1%)
Óleo de Amêndoas - Johnson's baby

Óleo de Coco - Copra, mas pode ser outra

ROTINA:

É uma lista grande de produtos que muitos podem considerar viadagem. Eu mesmo já fui muito criticado por familiares e amigos, mas é como aportar, conforme o tempo vai passando, o gap entre a escolha certa e a errada vai aumentando, e os resultados vão fazendo seu trabalho de calar os chatos.

Os produtos básicos são totalmente dispensáveis, só uso em viagens, comprei em uma farmácia quando fui viajar, mas sempre os mantenho na necessaire para caso precise tomar banho em algum lugar inusitado.

Eu costumo ir à sauna de duas a três vezes por semana. Uma delas eu aparo todos os pelos e na outra Vou apenas para me hidratar. Sempre levo junto uma garrafa de 700ml, que originalmente era pra proteína, cheia de pedras de gelo artificiais e água de coco para me manter hidratado. Na sauna eu costumo usar o óleo de coco no rosto/cabelo e o óleo de amêndoas no corpo inteiro, as vezes até misturo os dois.

O barbeador AT940 uso apenas no rosto, ele é excelente, não machuca a pele, sempre ando com ele, as vezes faço a barba à seco mesmo, mas normalmente uso dentro da sauna úmida ele é aprova de tudo, já caiu mil vezes e pode ser submerso, fora isso tem uma bateria que dura mais de uma semana, o negócio é realmente power, pesquisei muito antes de comprá-lo e fiz os cálculos para ver se valia mesmo a pena, paguei R$290,00, mas recentemente fui pesquisar e além de estar muito difícil encontrar estava por R$445,00. No pós barba uso o óleo de coco, pois ele ajuda a controlar a oleosidade, alivia cortes e vermelhidões e não obstrui os poros. Já a Gillete uso para aparar os pelos do corpo inteiro sempre dentro da sauna, levo um copinho com água e conforme vou cortando os pelos vou mergulhando a Gillete no copo para limpá-la e não sujar a sauna, durante o processo eu costumava usar o creme de barbear da Nivea no corpo, mas eles descontinuaram porque não era rentável, é uma pena porque era muito barato e era bom demais. Depois que eu termino de passar a Gillete em tudo, passo o Bálsamo ainda na sauna úmida e deixo ele ser absorvido enquanto os poros ficam abertos graças ao ar quente. Para aparar os pelos do corpor inteiro eu uso o
Remington MS3 2700, depois disso passo o óleo de amêndoas para evitar alergia.

Os protetores solares são extremamente importante, a luz é o que mais fode a pele, por isso uso-os todo o dia, mas apenas no rosto. Uso o Minesol Oil Control de 30 ou 70 FPS porque ele é o ÚNICO maldito protetor que não me deixa com o rosto oleoso grudando a cara no capacete quando vou sair de moto. O spray uso apenas quando vou ficar em algum lugar sem camisa no sol escaldante, como em parques ou praias, é bem raro usá-lo. Se o sol está fortíssimo, também não penso duas vezes antes de colocar um boné. Mesmo aqueles que acham que estão suaves dentro de casa, estão enganados, pois a luz da tv/pc/iluminação fodem a pele do rosto também, não tem como fugir, se você ficar na sombra eternamente as bactérias vão destruí-la se proliferando rapidamente, então use o protetor solar.

Duas vezes por semana, em dias que não vou à sauna, eu faço a limpeza e manutenção, é extremamente simples. Ao final do banho diário passo o esfoliante no rosto com certa pressão para limpar e enxáguo bem. O esfoliante é muito bom, mas se passar todo dia ele fode a pele, pois não da tempo dela se recuperar, por isso só faço a rotina 2x por semana. Aí passo o tônico sem álcool da Neutrogena, pois o álcool envelhece a pele, este produto serve pra limpar melhor a pele e acertar o ph dela, fazendo com que tudo o que você passe depois seja melhor absorvido. Aí passo o creme hidratante da Neutrogena. O tônico e o creme hidrante podem ser passados todos os dias, contudo, embora faça muita diferença em quem nunca passa, ele faz pouquíssima diferença se você passar mais de duas vezes por semana, isto é, duas vezes por semana é o melhor custo beneficio. O creme hidratante pode ser substituído por óleo de coco.




A máscara da Mercur que tenho serve para quando você fica muito estressado com a testa contraída por muito tempo, você coloca a máscara no congelador por uma hora e coloca ela na cara, e tenta relaxar por um tempo, ela remove olheiras e ajuda na recuperação evitando linhas de expressão feionas.

Aviso: A minha pele é extremamente OLEOSA, o que é bom para manter a aparência jovial, contudo não posso usar produtos que deixam mais oleosos, por isso uso o hidratante Oil-Free da Neutrogena. Se você tem a pele SECA use o Creme Terapia de Hidratação Diária Fisiogel.
 

Por último, e talvez mais importante, temos os dois produtos que mais ajudam a reconstruir anos de desleixo com a pele. O óleo de amêndoas eu uso na sauna nos dias em que não vou aparar os pelos. Vou na sauna ÚMIDA, entro apenas com esse potinho de 200ml, espero uns 2~3 minutos pro meu corpo se aquecer e começar a ficar molhado e aí fico passando ele no corpo todo em quantidades generosas. Às vezes fico mais de uma hora lá dentro tomando água de coco e passando esse óleo. Passo no cabelo, nas axilas, nas costas, nas pernas, em tudo. Quando começo a ficar zonzo por causa da temperatura vou para o chuveiro GELADO naquela ducha com jato extremamente forte que é comum em saunas. O jato de água gelada vai fechar imediatamente seus poros com o óleo dentro. Fico por uns 5 minutos no jato retirando todo o excesso. Coloco minha roupa e vou embora, sem nem "tomar banho" o banho é feito com o óleo já e você fica o cabelo e a pele completamente limpos, macios e hidratados. O óleo de coco também é excelente para sauna, para o cabelo acho que ele é o melhor, as vezes faço uma mistura de ambos.

O outro produto é o Vitanol-A, ele é a chave para a recuperação da pele lixosa. Seu principal composto é a tretinoína, que é também o principal composto do Roacutan (famoso remédio exterminador de acne). Trata-se de um ácido retinoico que é vendido em três quantidades: 0,025% (mais fraco), 0,05% (médio) ou 0,1% (mais forte). Ele deve ser passado de noite e retirado assim que acordar. Caso contrário, ao entrar em contato com o sol, pode deixar marcas. Eu comprei o 0.1% porque não botei fé que era forte mesmo, e sempre que passei 3 dias consecutivos minha pele começou a descascar. Ele é funciona como uma espécie de academia para a pele. Ele "ataca" de levinho a pele, e ela responde reforçando a produção de colágeno no local, tornando-se mais forte e elástica do que nunca. Esse remédio reduziu DRASTICAMENTE o número de espinhas que eu tinha, se aparece uma hoje eu passo isso e em um ou dois dias ela se foi. Ele remove manchas, cravos, linhas de expressão, clareia e uniformiza a pele. Esse produto é foda.

É claro que todas essas sugestões devem ser validadas e acompanhadas por um profissional da saúde da área de dermatologia que mesmo que tenha faltado em todas as aulas ou comprado o diploma é o único que pode te indicar tais coisas, outra ressalva que faço aqui é que não ganhei absolutamente nada dessas empresas e não sou fã boy de marca nenhuma.

Mas Burguês, você deve gastar uma grana absurda com essas coisas não é verdade?
Não, a maioria dos produtos você usa pouquíssimo, a maioria deles uso por mais de um ano sem ver o fim do pote, os únicos que tenho que repor com mais frequência são o protetor solar da Roc que dura uns 5 meses passando uma camada leve por dia e o óleo de amêndoas porque eu exagero na dose, de resto TODOS duram pelo menos 6 meses. Acho que devo gastar aproximadamente 15/mês com produtos de beleza, sei que não é pouco, mas tem válido cada centavo. O spray, o tônico, o bálsamo e os básicos nunca acabaram até hoje, eles duram muito.

Enfim pessoal, sei que ficou um post longo, mas nunca vi isso em nenhum outro blog, acho que é um assunto pouco abordado no universo masculino. Para nós aportadores que poupamos arduamente nosso dinheiro para usar no futuro, é importante conservar também nossa aparência. Se tiverem alguma dica para adicionar estou aceitando também, a rotina sempre pode melhorar.

Valeu,
Bons ganhos e um grande abraçoo!

27 comentários:

  1. Oh ontem mesmo eu estava pensando em fazer um post sobre isso haha. Muito bacana, tem que se cuidar mesmo. Minha pele é extremamente oleosa e vira um cocô se não cuido. Mais pra frente faço um post pra complementar com o seu.

    ResponderExcluir
  2. Passando rápido, depois vou ler o post completo.

    Cicatricure é uma boa para as estrias(tenho algumas no peito e dorsal. Musculação a pele estica, estrias aparecem.

    Falow,
    Pardal mais rápido que a luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas estrias melhoraram significativamente com o uso do cicatricure?

      Excluir
    2. Olha anon 19 julho

      Uso o cicatricure contorno dos olhos já vai fazer 2 meses e notei algo significativo na diminuições das olheiras, é realmente bom usa-lo o ruim é que demorar muito para secar então é bom usa-lo a noite e de dia se for ficar em casa (isso se aplica aos demais produtos da linha cicatricure)

      Anon Beta tentando sair da Matrix.

      Excluir
    3. Tudo depende da qualidade da tua pele.
      Eu como fiquei monstro, rasgou e vieram as estrias.

      O resultado é muito bom, mas leva um certo tempo, 3 meses, no mínimo.

      Vai ciclar, então terá ganhos antes nunca vistos, vai estressar seu corpo...realmente é uma boa usar.

      Excluir
  3. Aqui to usando argila, verde no rosto e branca no cabelo, dizem que a verde tb é boa pra reduzir medidas, mas sei lá, minha pele tb é bem oleosa, vou tentar adotar algumas das dicas

    ResponderExcluir
  4. haha, tu se cuida mesmo hein?!
    desta lista aí eu uso sempre o hidratante e o protetor solar, são mt bons.
    para espuma de barbear e loção pós barba eu uso a linha Malbec do Boticário.
    Perfume eu uso Hugo Boss de noite e Chanel de dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Hauahauah que engraçado, você se cuida que nem o psicopata americano mesmo.
    Cuidar da pele é importante. Protetor solar sempre.

    ResponderExcluir
  6. Cara muito boas suas dicas,so um adendo se vc tiver cicatriz profunda de acne conversa com seu dermato pra fazer tratamento com dermaroller + oleos vitaminicos com vit c para a pele +vitanol a

    ResponderExcluir
  7. Boa Burguês. Vou anotar aqui o nome de alguns desses produtos, pq minha pele é uma bosta até hoje rs até hoje tenho espinhas, por conta principalmente do estresse que libera muito cortisol na corrente sanguinea, e aí a oleosidade toma conta do rosto.

    Só não recomendaria usar muito protetor solar, já que a Vitamina D é essêncial pra saúde, e está relacionada a redução de inúmeras doenças graves.

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Rapaz!

    Estou de boquiaberto aqui!

    Que nível conhecimento e de cuidado é esse? ... Tenho muito o que evoluir ainda.

    ResponderExcluir
  9. Você estás honrando o adjetivo burguês. Rss

    ResponderExcluir
  10. excelente post.
    vou aplicar essas dicas.

    ResponderExcluir
  11. Postagem de utilidade pública! Viadagem é o caralho.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá Burgues,

    Sem trollagem, falando na seriedade de sempre, usar o termo “ir à sauna” na sua cidade, não é visto de forma preconceituosa?

    Digo pois na minha cidade, se você vai a uma “sauna” as pessoas já te olham de forma estranha e acham que você é gay rsrs.

    Nas piscinas e tal, é comum, mas locais destinados a sauna masculina mesmo, pelo menos na minha cidade, são vistos como um local para homens se relacionarem com outros homens ...

    É tipo sala de cinema pornô na minha cidade, que tem nas áreas mais ‘sujas’ da cidade, onde temos as zonas ...

    Sobre os tratamentos, achei super válido cara, eu gostaria de ter algo parecido com isto, tratar melhor da pele, pois eu faço a barba todos os dias, só final de semana que deixo sem fazer.

    Eu de barba fico com a impressão que estou com a cara suja, então prefiro fazer todos os dias.

    Também tenho a testa um pouco oleosa, principalmente quando meu cabelo era de franjas (não acredito que já tive cabelo assim), pois ficavam caindo na testa. Meu cabelo era liso liso, hoje uso mais curto, não é tão liso como antes.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. " pelo menos na minha cidade, são vistos como um local para homens se relacionarem com outros homens ..."

      Acho que em qualquer cidade. AHAHAHAHAHAHAH

      -----------------------------

      Ele mora com a mãe(ou pais) dele. Fico me perguntando se eles não estranham essa coisa toda dele aí. HAHAHAHAHA

      Excluir
    3. Fala VdC!

      Engraçado você perguntar, mas na minha cidade não é não. Na verdade é bem comum ir famílias tipo pai e filho. O pessoal daqui é bem conservador. A sauna não é "exclusivamente masculina" ela é masculina 3x por semana e feminina nas outras 3x. É uma sauna comum de clube. O mais comum são velhões que falam pra mulher que vão pra sauna e ficam na cantina bebendo uma cerveja, comendo porco e assistindo jogo de futebol. Quase sempre estou sozinho dentro da sauna úmida, já que todos preferem a seca. Na sua cidade não tem nenhum clube desses?

      Os tratamentos são excelentes, você devia fazer a rotina uma vez ao menos pra ver se sente uma diferença haha.

      Morenão,

      Moro com a minha mãe cara!
      Ela é bem de boa com tudo. Só pra deixar claro, eu sou heterossexual cara.

      Valeu pela visita VdC/Morenão,
      Abraçoo!

      Excluir
  14. Meu rosto tem várias cicatrizes de espinhas, fiz uma sessão de laser CO2 certa vez e deu resultado, PORÉM o animal aqui começou a espremer as espinhas e as marcas voltaram.

    Pensando seriamente em passar o laser de novo e começar a cuidar direito da pele, nem que seja hidratante + protetor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se espremer as espinhas a pele marca pra sempre, foi desse jeito que eu conheci o Vitanol-A, você devia passar a usa-lo junto com um hidratante.

      Protetor todo dia!

      abraçoo!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Segui as dicas dos produtos no rosto e curiosamente as pessoas dizem que sou mais novo que aparento (ou seja está funcionando rsrs). VLWwwwww

    ResponderExcluir
  17. CREME NUTRITIVO REPOSITOR DE ÁCIDOS GRAXOS

    De: R$ 24,90

    Formulado à base de óleos vegetais de macadâmia, Prímula, Rosa Mosqueta e Vitaminas A e E, este creme é ideal para devolver os nutrientes e a umidade natural da pele extremamente seca e sem vida.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/cosmeticos/creme-nutritivo-repositor-de-acidos-graxos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei o creme zuado cara, não compraria, melhor continuar com o vitanol A + oleos...

      Excluir
  18. CREME NUTRITIVO REPOSITOR DE ÁCIDOS GRAXOS
    R$ 24,90

    Formulado à base de óleos vegetais de macadâmia, Prímula, Rosa Mosqueta e Vitaminas A e E, este creme é ideal para devolver os nutrientes e a umidade natural da pele extremamente seca e sem vida.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/creme-nutritivo-repositor-de-acidos-graxos.html

    ResponderExcluir