Menu

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Semana 1(Financial Markets) - Basic Principles and Risk Management


Domingo fechei a quarta semana do curso que tenho feito, falei sobre ele aqui. Resolvi fazer esse post para compartilhar pontos que achei importante e percebi que algumas coisas mudaram muito na minha visão do início do curso pra cá. Dividirei esse post em 4 para facilitar a leitura e para que vocês possam digerir mais facilmente!

Semana 1: Princípios Básicos e Análise de Risco

Essa parte do curso foi moleza, porque quem ta acostumado a ler a blogosfera entende muito bem como funcionam os princípios básicos. O professor começa falando sobre Portfólio, leverage(alavancagem) e equity premium. Percebi que o Brasil é muito complicado para se investir logo na primeira aula.

Equity Premium trata-se de um conceito que mede a vantagem de se investir em um ativo de risco maior, frente a títulos do governo, cujo risco é soberano e, portanto, deveria ser mínimo. Logo, investimento em Ações/FIIs deveriam pagar MAIS, por oferecem um risco MAIOR, mas na prática, sabemos que não é isso que acontece. Obviamente existe a questão do preço dos ativos estarem relativamente baixos, mas ainda sim, o risco/retorno atual, acaba pendendo para o lado dos títulos.

Eu sempre tentei racionalizar um portfólio, e instintivamente acabei criando um portfólio baseado em SETORES, mas nunca pensei a fundo, nem pesquisei modelos de diversificação de portfólio. O primeiro modelo de diversificação é bem recente, ele só surgiu em 1952(!) e foi criado por Markowitz, chamado de Teoria Moderna do Portfólio. O portfólio dele tinha como base o RETORNO ESPERADO dos investimentos e o DESVIO PADRÃO do retorno. É bem curioso, pois eu mesmo nunca havia pensado nisso. "Quanto mais tipos de ativos você puder colocar na carteira, menor será o desvio padrão do seu retorno.Para qualquer retorno esperado, então mais seguro você estará, e isso é diversificação." Nesse modelo, a diversificação depende do seu gosto, da sua tolerância ao risco.

Depois disso, alguns alunos do Markowitz fizeram umas criticas ao seu modelo e acabaram criando o Capital Asset And Pricing Model(CAPM), que em suma fala que as pessoas não ligam pra variação e sim pra covariação. Se você tiver milhões de papéis e eles estiverem correlacionados com o mercado, então você não conseguirá se livrar dos riscos. Caso aconteça uma crise, você será fortemente atingido.

Tirei duas lições importantes dessa semana, a primeira é que devo SEMPRE perguntar antes tudo se a empresa está alavancada ou não, isto é, se ela se endividou para alcançar um crescimento. A segunda lição é que devo sim, diversificar meus investimentos, e por mais que eu ache que FIIs são incríveis e eu deva apostar forte neles, devo ponderar corretamente e colocar ao menos uma parte das reservas em instrumentos que oscilem diferentemente da oscilação de mercado dos FIIs.

Grande Abraçoo,

6 comentários:

  1. Burgues, muito bacana o lance do curso. Você viu no Coursera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Surfista!
      Alias, ultimamente tenho achado uns cursos bem legais.
      https://www.coursera.org/learn/financial-markets

      Grande abraçoo surfista!

      Excluir
  2. Bem importante diversificar em classes de ativos diferentes que não sejam correlacionados ..

    ResponderExcluir
  3. Não só diversificar em investimentos. Diversifico em outras formas de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Não só diversificar em investimentos. Diversifico em outras formas de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. "There is no free Lunch!". Você tem que diversificar sim amigo, não dá para colocar todos os ovos numa cesta só ... Eu era contrário a esta frase, principalmente após ler Axiomas de Zurique, mas hoje mudei completamente o pensamento, pois sempre fui um perdedor na bolsa de valores, e agora com uma nova metodologia estou pela primeira vez vendo resultados positivos.

    O Tesouro paga menos, pois como você disse, o risco é praticamente zero, afinal, se o governo der calote, tudo no país já foi p/ o espaço ...

    Abraço

    VDC - Viver de Construção

    ResponderExcluir