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terça-feira, 19 de setembro de 2017

Nota Sobre o Blog


Há algumas semanas me comprometi a voltar a postar no blog. Desde então tenho escrito e programado postagens para que saiam na quinta-feira às 19h. Normalmente tenho produzido mais de um por semana, com isso eles vão se acumulando, e sendo pré publicados para as respectivas próximas quintas-feiras que virão.

Eventualmente, tenho postado músicas, poemas ou textos de outros autores, espero que não se sintam incomodados. São coisas que gosto e por isso compartilho.

Outra decisão que tomei, foi a de parar de responder comentários. Foi uma decisão dolorosa e até hoje fico com os dedos coçando pra responder muitos deles, principalmente os de agradecimento. Mas isso consumia muito tempo. Tempo este que prefiro usar para produzir os textos ou completar as minhas tarefas diárias. Mesmo assim, gostaria que soubessem que recebo diariamente no meu e-mail os comentários, e leio nos detalhes cada um deles. Sou grato por cada mensagem, seja crítica, sugestão ou agradecimento. Todas elas são muito importantes pra mim.

Outra coisa que eu gostaria de dizer, é que eventualmente virão postagens misturando conteúdos fictícios com a minha realidade. São pequenos devaneios que eu tenho e gosto de colocá-los no papel. Algumas coisas absurdas já aconteceram comigo, outras são mais para o entretenimento do leitor. De todo modo, adianto que não são perda de tempo e que nas entrelinhas podem estar lições valiosas.

Por último, mas não menos importante, eu gostaria de agradecer àqueles que me acompanham há um tempo, eu tenho os dados do Google Analytics e vejo que muitas das minhas visualizações são de leitores que sempre voltam.

OBRIGADO, vejo vocês na quinta?

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Como Permanecer Fitness Para Sempre


Uma vez que você não está mais no auge de uma busca atlética competitiva, uma filosofia de treino sustentável de longo prazo passa a merecer ser considerada. Praticar esportes competitivamente só será viável durante um período na vida de um homem. Certa hora, será necessário repensar sobre seu desenvolvimento físico e trocar a abordagem focada ou especializada por um treinamento mais funcional e geral voltado para a formação de um homem mais completo.

O condicionamento físico tem um papel fundamental na busca por se tornar o melhor que você puder ser. Para este fim, desenvolver e manter, força, explosividade, velocidade e resistência acabará por pagar tremendos dividendos, recompensando-o em múltiplas áreas da vida que envolvam sua capacidade mental, física ou espiritual. Você gastará menos com remédio, terá uma qualidade de vida melhor, será apto a tarefas que necessitam de preparo físico, trabalhará sua autoestima, terá respeito e, por último mas não menos importante, manterá uma aparência jovial por longos períodos.

Esta é mais uma forma de ver os mundos com olhos de burguês, onde você compreende o que o capital físico esportivo pode te proporcionar, e sabe que quanto antes começar, receberá mais benefícios e por mais tempo. Para chegar lá, é necessário considerar alguns pontos.

Sustentabilidade


Sempre senti um certo tipo de vergonha alheia quando via aquele atleta que, anos depois de um glorioso período no auge de sua carreira, encontrava-se caindo aos pedaços, com seus músculos escondidos de baixo de um enorme tecido adiposo. A comparação entre uma pessoa normal e um atleta acaba sendo inviável nesse sentido, ainda assim teremos o mesmo destino se não formos espertos o suficiente. Para evitar isso, tudo o que você tem que fazer, é criar um pensamento de treino sustentável. Seu "modelo de treino" deve focar no longo prazo e ser viável por meses. Anos. Talvez décadas. Focar na boa forma, evitar overtraining, não deixar seu ego te forçar a levantar mais peso do que você aguenta, parar sempre que sentir uma lesão até que seu músculo se recupere, alternar entre treinos de +volume/-carga e -volume/+carga e preparar os ligamentos com variações de exercícios isométricos são a chave para o sucesso no longo prazo. Um burguês de respeito sabe que o importante é vencer a luta e não apenas o round.

Nutrição


Aprender a cozinhar é uma habilidade de importância máxima para nós burgueses, isso por muitas razões. Nós sabemos o que é bom, e gostamos de comer bem. Comer bem fora de casa implica em gastos enormes dos quais não queremos arcar. Outro bom motivo para se aprender é o fato de ser uma habilidade valorizada. Saber cozinhar te dará pontos sociais com amigos, mulheres e contatos. Não suficiente, existe uma lendária citação que circula entre as academias que diz:
"Great bodies are made in the kitchen, not the gym."
Se você aprender conceitos básicos de nutrição, poderá fazer pratos excelentes e saborosos que levarão seus resultados no longo prazo para outro nível. Saladas, carnes, massas, sucos, e sobremesas deixarão de ser tentações e passarão a ser fortes aliados quando você aprender a fazê-los com sabedoria.

Hábitos e Planejamento

É importante criar um planejamento simples e incorporá-lo a sua rotina, de modo que ele se encaixe na sua vida para todo o sempre. Do mesmo modo que você escova os dentes e toma banho diariamente, treinar, se alimentar saudavelmente e descansar devem fazer parte da sua rotina diária para todo o sempre até que se torne um hábito, não importando se você está em casa ou viajando, nem se está em um dia útil ou feriado. Todos os dias deve-se exercitar, seja um treino de hipertrofia ou uma caminhada longa com seu cachorro. Ao solidificar os hábitos tudo ficará mais fácil e seu corpo se adaptará a nova realidade, tornando-se mais fácil manter o estilo de vida por anos.

Resista à Tentações
“There is little that can withstand a man who can conquer himself.” – Louis XIV
Ainda seguindo a linha do tópico acima, é importante você compreender que para construir um corpo imponente e mantê-lo você deve encarar suas boas atitudes como juros compostos. Cada refeição bem feita conta positivamente. Um vacilo por semana resulta em 52 vacilos por ano. 520 vacilos por década. Isso faz uma diferença enorme. Evitar refeições de baixa qualidade, evitar álcool, focar no treino ignorando distrações como mulher ou celular, recusar drogas ou não faltar são atitudes cruciais para o longo prazo.

Experimente Esportes


Academia, ou pelo menos um treino básico focado em ganhar ou manter massa, deve ser mantido para sempre. Contudo, adicionar novos esportes pode ajudar muito na construção e manutenção de um corpo maduro e adaptável. Existem muitos esportes e todos eles vão ser bons. Eu gosto de aprender esportes por ciclos de 6 meses. Faça suas escolhas e adicione-os de acordo com seus gostos ou necessidades. Tênis, tênis de mesa, futebol, alpinismo, equitação, boxe, vela, basquete, poker, vôlei, slackline, remo, crossfit, calistenia, natação, skate, surf, bike...

Diferencie-se

Para ter sucesso na vida em quase tudo, é muito simples. Você deve olhar o que as massas fazem, e agir justamente ao contrário. Seja inteligente no modo como se exercita para se manter apto no longo prazo. Aprenda a cozinhar e a comer, evitando carboidratos lixosos, álcool e outras tentações voltadas para o gado. Crie e siga regimes sustentáveis desenhados para optimizar sua saúde e masculinidade. Dia após dia. Mês após mês. Streak após streak e você desenvolverá uma rara e formidável presença física que te diferenciará das massas e o acompanhará até seus gloriosos e últimos anos de vida.

O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Memórias


"Somos escravos das nossas memórias.

Olhamos para o passado, contando uma história de nós mesmos, e chamamos isso de identidade. Olhamos para o futuro, buscando novas histórias para conquistar, e chamamos isso de planejamento. Guardamos algumas coisas em nossa memória para uso imediato, para permanecermos ligados ao que está à nossa frente, e chamamos isso de foco ou atenção.

Sem memórias, não haveria cultura. Não haveria História. Reinventaríamos a roda todos os dias. Nossa coerência, nossa racionalidade, nossos sentimentos -- nada disso existiria se não fôssemos capazes de lembrar.

A vida é composta pelo que lembramos e pelo que esquecemos. Essa dança entre aquilo que guardamos e o que deixamos para trás. Os sentimentos mais virtuosos -- amor, gratidão, alegria -- são frutos da memória. Assim como a maior angústia: o arrependimento.

Não há esperança se não lembrarmos o que esperar. Não há saudade se não lembrarmos daquilo que, mesmo longe no espaço ou no tempo, nos alegrou.

Na ficção científica, a ideia de viajar no tempo é sedutora. Mas todos possuímos, de fábrica, a mais fantástica máquina do tempo: nossos cérebros. Levando-nos ao céu e ao inferno das lembranças.

Todo tormento, toda preocupação, toda discórdia, tudo o que nos faz felizes e o que nos motiva -- tudo isso emerge da nossa memória, frequentemente ignorando nossas vontades, durante essa breve história que, quando lembramos, chamamos de vida."

 - Pedro Calabrez Furtado

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quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Vale a Pena Treinar Boxe?

“Boxing is the toughest and loneliest sport in the world.” – Frank Bruno
Treinar boxe me trouxe um enorme arrependimento que carrego até hoje. O arrependimento de não ter começado antes. Se tivesse treinado desde criança certamente seria outro homem. Ao contrário do que devem estar imaginando, não seria mais briguento, nem mais folgado, mas definitivamente seria mais auto confiante.

Lembro-me da primeira luvinha que eu tirei com os colegas do treino. O primeiro soco que levei me deixou assustado, minha guarda já baixou, eu me senti indefeso, fiquei sem reação e passei a tomar muitos golpes. Ninguém parou a luta e eu fiquei lá apanhando até o round completar 3 minutos. Não sei se fui mais afetado fisicamente ou mentalmente. Meu ego estava em estilhaços. Porque ninguém parou? Porque ninguém me ajudou? Aquilo doía de tantas formas. No dia seguinte ninguém achou que eu voltaria a pisar naquele lugar, mas lá estava eu. Pronto para a próxima aula.

Todos os dias, assim que voltava pra casa, a primeira coisa que eu fazia era abrir os cursos de boxe que havia baixado do Pirate Bay e consultar canais de boxe do Youtube, buscando reavaliar minhas decisões. Na lutas que vieram deu pra ver o progresso. Não foi da noite para o dia, mas cada soco que eu levei foram essenciais pra que eu perdesse o medo, aprendesse a me desviar e fechasse a guarda. Treinei intensamente por meses a fio, com apenas um dia de "descanso" na semana (que eu aproveitava pra fazer algum esporte moderado como pular cordas, caminhar com o meu melhor amigo ou andar de bicicleta). Eu não pratiquei todos os esportes do mundo, mas na minha experiencia até o momento, concordo com o Frank Bruno, não vejo um esporte mais duro ou solitário do que o boxe, e isso é essencial para o desenvolvimento de todo o homem.

Os benefícios ainda vão longe: fortalece o core, melhora a cardiovascularização, aumenta seus ombros, melhora e corrige a postura, queima gordura, te deixa com reflexos rápidos e te ensina a se defender - de verdade.

Como você utiliza luvas no treino, ela absorve bastante o impacto dos socos, ou seja, o seu esforço dificilmente vai danificar suas articulações e com o tempo elas vão se fortalecendo justamente por isso. Não era raro eu ter dores no ombro e ter que fortalecer o manguito durante meus treinos de hipertrofia na academia. Não mais. Joelhos também melhoraram com os aquecimentos e exercícios isométricos clássicos da luta.

O maior problema que eu vejo nesse esporte, está na instrução. Dei sorte de ter um bom professor de BOXE. Nada daqueles picaretas que dão Muay Thai e vem falar que é a mesma coisa. Agora para você, caro leito, que gostaria de saber um pouco mais. Indico o Title Boxing Instructional Videos do Pirate Bay, um dos professores é o Freddie Roach, treinador do Manny Pacquiao, Mike Tyson, Miguel Cotto, entre outros grandes nomes. Outra boa fonte que me ensinou bastante foi o canal Expert Boxing. Infelizmente os conteúdos são apenas em inglês, se quiser ajuda pra baixar o conteúdo do Pirate Bay de uma olhada aqui.

Treinar boxe, vale muito a pena. É um esporte individual onde você é responsável por suas falhas e por seus acertos. É um esporte duro, que demandará energia, foco, inteligência emocional e estratégia. Você precisará treinar e lutar com inteligência. Se você dedicar seu tempo a ele, definitivamente receberá bons dividendos. Finalizo com um épico vídeo de luta entre duas lendas: Sugar Ray Leonard vs Thomas Hearns.


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edit: 
Caros leitores, peço minhas mais sinceras desculpas por ter removido o link do Pirate Bay para as aulas instrutivas que mencionei, isso foi necessário por não estar em acordo com as políticas do Blogger, mas vocês podem procurar que encontrarão lá facilmente.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Vale a Pena Jogar Tênis?


O esporte que um dia era voltado para as massas, hoje foca em um seleto público. O tênis talvez seja o melhor esporte para um burguês por trazer consigo o respeito e prestígio que merecemos vinculados à nossa imagem, sem faltar competitividade. Os benefícios são sólidos, tanto para quem deseja ser profissional, quanto para quem quer jogar recreativamente. Separei alguns bons motivos em lista:

1) Ele te deixa fitness, preciso e rápido: O esporte requer força, agilidade e garra. Metade do jogo é mental. Aqueles que não são capazes de sobreviver, seja falta de físico ou de mente, não conseguem gostar deste divertido jogo.

2) Contatos e negócios: Se você for jogar futebol em um clube, mesmo que seja um clube da elite, provavelmente vai encontrar diversos babacas fracassados em peso, e uma minoria importante com quem você gostaria de manter contato. No tênis, estranhamente, isso é o contrário. Costumeiramente são pessoas mais bem polidas e que admiram aqueles que são competitivos e dedicados. Diversos tenistas profissionais se tornaram grandes banqueiros, advogados ou políticos. Não estou dizendo que você vai sair faturando uma grana e conhecendo gente boa, mas certamente existe uma chance maior neste do que nos outros esportes.

3) Você aprende a criar responsabilidade: No tênis, se você errar, a culpa é sua! Não tem mais quem culpar... Vai jogar a culpa no time? Você é o time. Se perdeu foi sua responsabilidade. Mas se ganhou também foi. Sem dúvida esportes independentes são os que formam os homens mais responsáveis.


4) Mulheres: Tênis é um esporte excelente pra quem curte flertar. Nesse meio não é raro encontrar mulheres solteiras de boa qualidade, isso porque uma gorda jamais estaria em uma quadra de tênis. Além disso, quem joga tênis cria fica com um corpo muscularmente denso e definido, claro que não da pra comparar com o desenvolvimento muscular de uma academia de musculação, mas é comparável com outros esportes. Além disso da pra jogar em duplas, o que é bom pra quebrar o gelo.

5) Melhor associação e prestígio: Você tem que admitir que o esporte que tem classe. Pessoas poderosas e de sucesso dos mais diversos ramos o adoram. O próprio Donald Trump costumava ser encontrado jogando tênis no tempo livre. Roger Feder é reconhecido por seu refinado estilo e boa educação. Até mesmo quando há separação entre casais é algo abafado e suave, jamais vemos aquelas manchetes feias falando sobre tênis/tenistas na mídia. Em contraste, quantos casos vocês já não viram de jogadores de outros esportes que batiam na mulher? Isso quando não enterravam o corpo para não pagar pensão ao filho que se encontrava na barriga. Este esporte é para os old sports. Confiram o vídeo.

Que classe...

6) Perfeito para viajantes: Em qualquer país decente você vai encontrar clubes de tênis, talvez até no seu hotel dependendo de onde ficar. O prestígio e a boa imagem se mantém intactos mundialmente. Praticado pela elite de todos os cantos do mundo você poderá treinar virtualmente em qualquer lugar.

Como podem ver, o tênis é um excelente esporte e tem ótimas vantagens frente aos outros esportes. Se você tiver a oportunidade de aprender a jogar faça o teste e veja se o esporte é pra você. Tente por pelo menos 2 meses. Se não for, lembre-se que a culpa é totalmente sua e libere a quadra para o burguês competitivo que vai pegar sua namorada (se ela for gata, é claro).

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